logo

Estadual

Caos na saúde de Mato Grosso é destaque nacional


Por Valérya Próspero

img
Fantástico mostra que UTI de Cuiabá funciona sem médicos e muda horário de óbitos
 
A UTI do Pronto-Socorro de Cuiabá opera sem médico e muda o horário dos óbitos para que os familiares dos pacientes não saibam que a morte ocorreu em momento que não havia responsáveis no plantão. A denúncia foi divulgada em reportagem do Fantástico deste domingo (25). O programa trouxe matéria sobre o caos na saúde em algumas cidades do país, fiscalizadas pelo Tribunal de Contas da União e Cuiabá foi um dos destaques.
A denúncia sobre a falta de médicos havia sido negada pela prefeitura, mas o Fantástico apresentou documentos em que o aviso sobre o problema tinha sido encaminhado por várias vezes aos responsáveis pela saúde na Capital. “Pacientes que podiam ter saído vivos, mas saíram mortos”, disse um dos funcionários do Pronto-Socorro que não se identificou.

Outra situação foi a morte de uma idosa, a dona Laíde, que havia conseguido liminar para fazer cirurgia de aneurisma e mesmo assim não foi operada e veio a falecer. A prefeitura informou que a cirurgia iria ser realizada, mas não apresentou nem data para salvar a vida da paciente.

A situação caótica foi detectada pelo TCU e abrange mais de 80 unidades de saúde em todo o país. O estado da Bahia também apresentou saúde lastimável mostrada pelo programa.

Publicações Oficiais

Licença Prévia nº 319429/2025 - SEMA/MT

 A empresa CGH SALOBA ENERGÉTICA SPE LTDA., inscrita no CNPJ nº 45.485.780/0001-45, torna público que recebeu da Secretaria de Estado de Meio Ambiente – SEMA/MT, a Licença Prévia nº 319429/2025, para o empreendimento CGH SALOBA, localizado no rio Cabaçal, município de Reserva do Cabaçal – MT.


MAPEAMENTO

TCE-MT fará censo próprio para mapear realidade econômica e social dos municípios

Sérgio Ricardo alertou que 35 municípios do Estado correm o risco de desaparecer.


EXPOIND 2025

Após 15 anos, Indiavaí resgata tradição e se torna referência em eventos na região Oeste de Mato Grosso

Evento registrou recorde de público e contou com a presença de autoridades locais, regionais e estaduais.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.